terça-feira, julho 30, 2013

Brian Azarello no FIQ com apoio da Casa dos Quadrinhos

100 motivos para ir ao 8º FIQ

Fonte da notícia: http://www.fiqbh.com.br/?p=373  (por Samara Horta)
Sim, 100 motivos, dois convidados e você ainda sem acreditar. O roteirista Brian Azzarello e o desenhista Eduardo Risso, que juntos são responsáveis pelo famoso 100 Balas, confirmam presença no FIQ 2013. E, só para completar o time, temos que refrescar sua memória: já anunciamos a vinda de Dave Johnson, criador das capas da série. Além de tudo isso, Risso é organizador do Crack Bang Boom e promete uma parceria com o FIQ que pode render novidades. O Festival Internacional de Quadrinhos acontece de 13 a 17 de novembro, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.
convidados100balas
Brian Azzarello, que vem ao FIQ por meio de um apoio da Casa dos Quadrinhos, nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, no dia 11 de agosto de 1962. Mas começou a escrever profissionalmente no início da década de 90. Roteirista de quadrinhos norte-americanos, ele assina diversos títulos e é dono de diversos prêmios. Além de 100 Balas, nosso convidado escreve, e já escreveu, sobre famosos personagens como HellblazerSuper-Homem,CoringaBatman e, recentemente, a série regular da Mulher-Maravilha. Atualmente, o autor vive com sua esposa Jill Thompson (que esteve no último FIQ) em Chicago.
100-BALAS-6
Enquanto Azzarello escreve, Risso desenha. E tem dado (muito) certo! Eduardo Risso nasceu na Argentina, em 1959, mas tem seu trabalho conhecido em todo o mundo. Em mais de 20 anos de trabalho, o hermano já desenhou para diversas editoras. Começou sua carreira em 1981, fazendo ilustrações para o jornal La Nación e várias revistas. Alguns anos depois, em 1987, Risso colaborou para Parque Chas, escrito por Ricardo Barreiro, e publicado naFierro (Argentina). Foi esse seu primeiro trabalho com quadrinhos e já teve tradução para outra língua: francês. Ao longo de sua carreira, também trabalhou com o famoso Carlos Trillo, fazendo uma importante parceria que rendeu diversos projetos. Um de seus recentes trabalhos foi em Antes de Watchmen, com Moloch, minissérie em dois capítulos com o vilão dos Minutemen.
images (3)
Mas sua parceria com Azzarello começou em 1998, com Jonny Double, uma pequena série para a DC Comics, que recentemente foi reeditada em formato de bolso. Um ano depois, já em 1999, os dois começaram a trabalhar em 100 Balas, do selo Vertigo, também da editora DC Comics. Fizeram também um quadrinho do Batman, intitulado Broken City. Mas foi realmente 100 Balasque rendeu, aos dois, muito prêmios. Entre eles, Eisner, Harvey e Yellow Kid.
Azzarello-and-Rizzo
A famosa série policial começa com o agente Graves procurando uma pessoa que teve sua vida arruinada. Ele oferece uma mala com uma arma e cem balas, que não podem ser rastreadas, para que esta pessoa se vingue. Daí em diante você descobre, aos poucos, quais são motivos que o levam a escolher e “ajudar” essa pessoa. São 100 edições e todas têm capas sensacionais. A “culpa” é de Dave Johnson, também convidado para o FIQ 2013, que é um ilustrador americano, e até faz quadrinhos, mas é mais conhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em design de capas da atualidade.
100-Bullets-omnibus

Nenhum comentário: