quarta-feira, julho 17, 2013

Arte em Foco



Estão abertas as inscrições para a V Edição do Projeto Cultural Arte em Foco. O curso gratuito garante certificado aos participantes.


O Arte em Foco - ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em MG -, chega à sua quinta edição e, neste ano, foca sobre a obra e a vida de grandes artistas brasileiros. São eles: Vinicius de Moraes, Humberto Mauro, Pixinguinha e Augusto Boal. De segunda a quinta-feira, sempre na última semana do mês, a edição 2013 acontece de julho a outubro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a cada mês, pelo email arteemfoco.funarte@gmail.com. As vagas são limitadas e os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% serão certificados.

Programação

29 a 31/07
Literatura e Música
Vinicius de Moraes: vário e único
Prof. Eucanaã Ferraz (UFRJ)

Eucanaã de Nazareno Ferraz é poeta, professor, ensaísta e autor de histórias infantis. Graduou-se em letras, em 1984, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição em que segue os estudos e a carreira acadêmica. Concluiu o mestrado, com dissertação sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), em 1994. A estreia literária ocorreu em 1990, com os poemas de Livro Primeiro, publicado em edição de autor. O segundo livro, Martelo, foi lançado em 1997. No ano seguinte, integrou a antologia Esses Poetas - Uma Antologia dos Anos 90, organizada pela pesquisadora Heloísa Buarque de Hollanda (1939). Doutorou-se com tese sobre João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999), em 2000. Participou da 1ª Bienal Internacional de Poesia de Faro, em Portugal, e então lançou seu livro Desassombro, inicialmente nesse país e só no ano seguinte, 2002, no Brasil. Professor de literatura brasileira e pesquisador da poesia portuguesa contemporânea, é membro da Cátedra Jorge de Sena para estudos literários luso-afro-brasileiros, ligada à UFRJ e à Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal, por meio da qual recebe apoio para o desenvolvimento de estudos e divulgação da poesia dos países lusófonos. Em 2003, organizou o livro Letra Só, seleção de letras das canções de Caetano Veloso (1942), e a edição de Poesia Completa e Prosa de Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - poeta ao qual retorna no ano seguinte com o ensaio Vinicius de Moraes. Dois anos depois, organizou O Mundo Não É Chato, compilação de artigos de Caetano Veloso. A estreia na literatura infantil ocorreu em 2008, com Poemas da Iara.

 Intervenção artística: No ritmo da poesia: música e amizade em Mário de Andrade e Vinicius de Moraes
Curadoria: Roniere Menezes


A exposição No ritmo da poesia: música e amizade em Mário de Andrade e Vinicius de Moraes, promovida pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, apresenta algumas importantes passagens relativas à obra e à vida de Mário de Andrade (1893-1945) e Vinicius de Moraes (1913-1980). Em 2013, comemoram-se os cem anos de nascimento de Vinicius de Moraes e os cento e dez anos de nascimento de Mário de Andrade. Apesar de existirem, entre os poetas, diferenças estético-literárias e de geração, percebe-se significativas ressonâncias entre suas produções.
Em entrevista, Vinicius revela-se herdeiro de Mário de Andrade, em relação ao interesse pela cultura musical do Brasil. Os dois chegaram a planejar a escrita de uma enciclopédia sobre o samba carioca. Mário e Vinicius foram criadores bastante envolvidos com o seu tempo histórico, apaixonaram-se pela grande arte, pela cultura afro-brasileira, pelas pequenas coisas do dia-a-dia.  O forte interesse pela literatura e pela música, o foco nas amizades, nas criações coletivas, a sensualidade presente nos versos, a percepção da vida como dispêndio, como doação, são traços marcantes dos autores.
A exposição, com reproduções de fotos, pinturas, poemas, canções e trechos de cartas, contém textos dos arquivos pessoais dos autores e é fruto de pesquisas de mestrado e de doutorado empreendidas pelo professor, ensaísta e curador da mostra, Roniere Menezes.
  
01/08
Artista em Foco
Roniere Menezes, Lígia Jacques (cantora) e Rogério Leonel (violonista)

Roniere Menezes é doutor em Literatura Comparada pela UFMG, ensaísta e professor do curso de Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Em 2011, lançou, pela Ed. UFMG, o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius. Em 2012, foi o curador da exposição itinerante No ritmo da poesia: música e amizade em Mário de Andrade e Vinicius de Moraes – promovida pela Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais.

Lígia Jacques é cantora e preparadora vocal. Possui grande experiência como intérprete da MPB. Lançou dois CDs: Choro Barroco e Choro Cantado, este, em homenagem à Ademilde Fonseca, a Rainha do Choro.

Rogério Leonel é violonista, compositor e arranjador. É profundo conhecedor do violão brasileiro, da harmonia da música popular e do contraponto, uma técnica de composição do Barroco, muito presente em sua obra.


_______________________________________

26 a 28/08
Cinema
Humberto Mauro: três momentos
Prof. Eduardo Morettin (USP)
Intervenção Artística: O cinema como cachoeira

29/08
Artista em Foco
Ataídes Braga
_______________________________________

 23 a 25/09
Música
Pixinguinha, mestre fundamental da música brasileira
Prof. Antonio Carrasqueira (USP)
Intervenção Artística: Flautas Brasileiras: Pixinguinha

26/09
Artista em Foco
Regional Choro Nosso
_______________________________________

28 a 30/10
Teatro
Augusto Boal e modos de ativismo no Teatro do Oprimido
Profa. Sílvia Balestreri (UFRGS)
Intervenção Artística: A opressão se senta à mesa

31/10
Artista em Foco
Alunos da ZAP 18, Cida Falabella e Lucas Costa
_______________________________________
 Serviço

Horário: 19h às 22h

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112

Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato
Vagas Limitadas


Nenhum comentário: