sexta-feira, abril 12, 2013

Laços - Mais imagens e reportagem

Mais previews da Graphic Laços, estrelada pela Turma da Mônica, feita pelos geniais Vitor Cafaggi - professor da nossa escola - e sua irmã Lu.

Laços vai ser lançada em maio.

Só ressaltando que, na lista definitiva do Troféu HQ Mix, Vitor Cafaggi concorre com Melhor Tira e Melhor publicação de Tira por Valente.








E matéria  no jornal o Tempo




A turma em novo traço
Publicado no Jornal OTEMPO em 12/04/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
LILIANE PELEGRINI
Especial para o Tempo

FOTO: PANINI COMICS/DIVULGAÇÃO
Trama. Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali empreendem uma busca por Floquinho, o cãozinho de Cebolinha que desapareceu. Maurício de Sousa definiu como uma história que mostra que "os laços são mais fortes que os nós"



Talvez generosidade seja a palavra que define, em primeira instância, o selo Graphic MSP, da Maurício de Sousa Produções, que lança no mês que vem seu segundo título, "Turma da Mônica - Laços", assinada pelos irmãos belo-horizontinos Vitor e Lu Cafaggi.

Generosidade, sim: com a bagagem de quem faz quadrinhos há mais de 50 anos e é norte no gênero, tanto no Brasil quanto fora, Maurício de Sousa bem poderia fechar a porta para qualquer ideia que ousasse bulir com a identidade que ele criou para seus personagens, mas, em vez disso, se abre para o novo.

Como em 2009, quando seu diretor de planejamento editorial, Sidney Gusman, comentou sobre a ideia de comemorar os 50 anos da Maurício de Sousa Produções permitindo que novos artistas relessem Mônica, sua turma e as diversas outras turmas criadas pelo quadrinista, Maurício de Sousa respirou e jogou o corpo para trás. "Ele me perguntou: ‘Você vai cuidar bem dos meus filhos?’. ‘Como se fossem meus’, eu respondi. E foi aí que convidamos diversos artistas para o livro ‘MSP 50’, com a primeira edição lançada em 2009 e que acabou virando uma trilogia com 150 artistas publicados", relembra Gusman, identificando nesse episódio o embrião para a Graphic MSP.

Em 2011, com a ótima experiência da série MSP 50, Gusman começou a colocar em prática a ideia de tornar a graphic novel uma constante dentro da Maurício de Sousa Produções. Com propriedade de quem consome quadrinhos desde sempre e trabalha com eles desde a década de 1990, Gusman foi atrás de novos artistas que, por uma via ou outra, ele já conhecia o trabalho e o potencial.

"Fechamos a MSP 50 com uma história linda do Vitor Cafaggi. Quando eu recebi o material dele, mandei um e-mail na mesma hora para o Maurício. Ele me ligou em seguida e perguntou: ‘Quem é esse cara? Eu quero casar com ele!’", diverte-se Gusman ao relatar o encantamento de Maurício pelo trabalho do quadrinista mineiro.

Foi natural, então, que ele estivesse nessa primeira leva de graphic novels, que teve o primeiro número lançado em outubro - "Astronauta - Magnetar", por Danilo Beyruth - e já tem mais dois lançamentos previstos para este ano além de "Turma da Mônica - Laços". "Chico Bento", por Gustavo Duarte, deve sair em agosto e "Piteco", por Shiko, está programado para novembro, com lançamento no Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte.

De família.Vitor não está só na empreitada. A missão de criar uma história tendo a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali como protagonistas foi dividida com a irmã, Lu Cafaggi. "O Vitor já desenhava quando a Lu foi incentivada por ele. Ela não entrou na MSP 50, mas eu pautei os dois juntos porque o trabalho dela amadureceu. Os dois têm em comum uma ternura muito bonita. É comum tentar ser emocional e cair no brega, mas eles não. São naturalmente emocionais", afirma Sidney Gusman.

Memória afetiva dialoga com adultos e crianças
Publicado no Jornal OTEMPO em 12/04/2013
Avalie esta notícia » 
Irmãos Cafaggi fazem história pautada pela delicadeza e por lembranças
"Turma da Mônica - Laços" é basicamente um exercício de memória afetiva. Ao contar a busca de Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali por Floquinho, o cãozinho que é o amigo de estimação de Cebolinha, Vitor e Lu Cafaggi não apenas narram uma história de amizade e companheirismo como remontam muito da própria história.

"Eu tenho um irmão que é quatro anos mais velho. Então, eu já cresci cercado por quadrinhos e sempre li Maurício de Sousa", conta Vitor, hoje com 35 anos. Prestes a completar 25, Lu encontrou em Vitor mais que um irmão: um companheiro que lhe apresentou os gibis de Maurício de Sousa e que sempre a incentivou a desenvolver seu talento. "A Lu tem talento para as artes em geral.

Dança, canta, faz teatro, desenha maravilhosamente. Eu sempre desenhei e só sei desenhar mesmo. Me formei pela UEMG, tive outros empregos até que, perto dos 30 anos, decidi que queria me dedicar aos quadrinhos, senão seria frustrado. A partir de 2009, a Lu começou a se dedicar também", conta Vitor.

O convite para assinar uma graphic novel da Maurício de Sousa Produções veio em 2011 e foi anunciado pelo diretor de planejamento Sidney Gusman no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) daquele ano. A partir daí, os irmãos passaram 2012 inteiro trabalhando exaustivamente no projeto. Agora, com tudo pronto, só aguardando lançamento, é a vez de uma ansiedade. "Mas é ansiedade boa, porque acho que a recepção vai ser legal", comenta Vitor. "Eu gostei muito de fazer.
A intenção é mexer com a memória afetiva de quem como a gente cresceu lendo os gibis do Maurício e agradar as crianças também. É a infância que eu queria ter tido, com aventuras, referências que fizeram parte da nossa história", define.

Nenhum comentário: