quinta-feira, maio 17, 2012

Animações no "Curta", da Rede Minas

O programa curta da Rede Minas começou uma série sobre animação e mercado, com vários artistas mineiros. A série vai até o dia 16/06. Parte dela foi filmada aqui na Casa dos Quadrinhos.






No ar desde 1998, o programa "Curta", da Rede Minas, estreia amanhã a sua primeira série, composta de quatro episódios, sobre a produção contemporânea de animação.


Apresentado e dirigido por Mariana Tavares, o projeto abordará, no primeiro momento, a formação dos profissionais desse ramo cinematográfico em Belo Horizonte, e começará a apresentar alguns nomes de destaque no cenário local e nacional, como os mineiros Tânia Anaya, Mírian Rolim, Leonardo Cata Preta e os paulistas César Cabral e Marão. 


"A série se inicia mostrando a trajetória dos cursos que aqui existem para formar o realizador de animação. O mais importante deles é o oferecido na Escola de Belas Artes da UFMG. Ele é o primeiro do Brasil a ter uma habilitação em nível de graduação e durante 20 anos foi o único. Só depois surgiram outros focados nessa área", conta Mariana Tavares. 


Além de recordar a infância da cena de animação em Belo Horizonte, a apresentadora conta que são frisadas as novas possibilidades surgidas ao redor deste segmento. "Hoje, o curso da UFMG se ampliou e atualmente a animação está em contato com outras linguagens como a criação de games e a arte digital", completa. 


Uma das diretoras destacadas no episódio de estreia é a mineira Tânia Anaya. Será exibido o curta-metragem "Castelos de Vento" que foi produzido por ela em 1998. "É um filme bonito e bastante atual", diz Tavares.  (fonte:  www.otempo.com.br )

Nenhum comentário: