domingo, janeiro 15, 2012

VAC 2012

Compreender o nosso tempo através de um recorte cultural que respeite as diversidades expressivas e abra espaço pra novos formatos na criação artística. Com este objetivo, a cada edição o VAC amplia as áreas de criação e abre espaço para novos artistas e pensadores.
O VAC 2012 mantém as áreas de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, literatura, moda, gastronomia e ecologia e incluiu em sua programação a área da Arquitetura, com um foco sobre a cidade. A arte das ruas será uma referência na abertura do Evento, se manifestando na música, na moda, nos vídeos e na intervenção plástica.
Dando continuidade à proposta musical iniciada no ano de 2011, vamos manter a série dos Clássicos Contemporâneos, dando um enfoque no VAC 2012 ao compositor alemão, Johann Sebastian Bach. A presença de Bach (sec. XVIII) no VAC vem de encontro à reflexão do filósofo Giorgio Agamben sobre o que significa ser contemporâneo: “Pertence verdadeiramente ao seu tempo, é verdadeiramente contemporâneo, aquele que não coincide perfeitamente com este, nem está adequado às suas pretensões e é, portanto, nesse sentido, inatual; mas, exatamente por isso, exatamente através desse deslocamento e desse anacronismo, ele é capaz, mais do que os outros, de perceber e apreender o seu tempo.”
Isto não quer dizer que o contemporâneo vive num outro tempo.
“A contemporaneidade, portanto, é uma singular relação com o próprio tempo, que adere a este e, ao mesmo tempo, dele toma distâncias...”
Dentro desta perspectiva, O VAC 2012 também instaurou um Circuito de Museus, divulgando endereços, horários e estimulando o público para um encontro com a história, a cultura e as artes.
Outra novidade desse VAC, na área da literatura seraá o seminário “As bruxas estão soltas”, reunindo artistas e pensadoras de Belo Horizonte, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. O objetivo é refletir sobre questões da atualidade através de exibições de vídeos, palestras e mesa redonda.
A sexta edição do VAC começa no dia 13 de janeiro e termina no dia 12 de fevereiro de 2012, com uma ampla programação que ocupará 24 espaços culturais com apresentações de mais de 45 grupos ou artistas de Belo Horizonte, e convidados de outros estados do Brasil.
Vá e veja!

Nenhum comentário: