domingo, setembro 26, 2010

Abertura da Exposição Artes Gráficas

Apresentação:

A exposição Artes Gráficas: traços do passado e de um futuro vem ao encontro dos propósitos do Centro de Cultura Belo Horizonte - CCBH de estabelecer um profícuo diálogo com os agentes culturais da cidade e evidenciar aspectos da dinâmica cultural, social e urbana de Belo Horizonte.

Assim, investindo em uma parceria com a Casa dos Quadrinhos e a Escola Franco Européia de Comunicação, o CCBH se propõe dois desafios. O primeiro, levar ao público uma reflexão sobre as artes gráficas, compreendidas no vasto panorama de seus possíveis usos, como os quadrinhos, design de produtos, ilustrações, peças publicitárias, dentre outros. Presença incontestável no mundo contemporâneo e em razão da pluralidade de empregos que possam ter, as artes gráficas suscitam a discussão sobre o tênue limite entre o que é e o que não é conceituado como arte. O segundo, divulgar a cidade por meio das artes gráficas, possibilitando leituras de sua memória e, ainda, mostrar a potencialidade desta linguagem artística como produtora de registros históricos, capazes de revelar aspectos de uma sociedade, seus costumes e formas de viver em determinado tempo e espaço.

O encontro do objeto cidade com a criatividade artística é mais um elemento desta exposição. A cidade planejada em fins do século XIX é novamente deitada em uma prancheta e desenhada com variado repertório de traços, cores, tintas e formas. Agora, não mais para projetar, mas com o fito de representar ludicamente as mutações desta capital e tentar vislumbrar para ela um futuro, quiçá, possível.


A exposição ficará no CCBH até 17 de novembro
Rua da Bahia, nº 1149, esquina com avenida Augusto de Lima – Centro
Horário: segunda à sexta-feira, das 9 às 19 horas

Confira as fotos no Flickr

fotos de Jean Paulo

Nenhum comentário: