quinta-feira, agosto 26, 2010

Rodney Buchemi - passo a passo


Depois de um longo e tenebroso inverno resolvi fazer um post... digamos que um tanto quanto didático para os aspirantes a desenhistas de quadrinhos...
Como montar uma página de quadrinhos; desde a interpretação do roteiro até a página impressa.

Primeiro passo:
Interpretar o roteiro
Bem, quando recebo o roteiro, dou uma lida rápida pra me inteirar do conteúdo da história.
Depois, releio o roteiro, e à medida que leio cada conteúdo da página eu faço um pequenino esboço (bonequinho de pauzinhos) no canto da folha só pra saber como vou montá-la quando eu for fazer o layout.
Abaixo, parte do roteiro de X-Men Forever Vl02 edição 05, página 05:

PÁGINA 5: Nave da MANSÃO-X. ‘ROGUE, KURT, e FURY observam o espelho de uma direção enquanto JEAN continua seus esforços para ler a mente de MYSTIQUE. Dentro da sala de controle podemos ver que JEAN está ficando exausta. A psique de MYSTIQUE está muito fraturada depois de tantos anos mudando de forma e identidade. Quase não há meios de dizer o que é real e o que é fabricado. JEAN diz que ela não tem tantos problemas em ler uma mente desde que - ela dá uma pausa, relembrando de LOGAN e refletindo que ela não está bem desde a sua morte. MYSTIQUE consegue sentir a hesitação e a tristeza de JEAN e decide usar isso a seu favor.

Segundo passo:
Layout
Após a segunda lida e o rascunho no canto da folha, eu leio novamente o roteiro pra começar o layout, que é um bonequinho de pauzinhos um pouco mais definido pra mandar pro editor e pro roteirista pra ser aprovado. Se houver alguma alteração por parte do roteirista e do editor eu a faço já no lápis final da página.
Terceiro passo:
Esboço da Página
Depois da aprovação, eu faço um esboço com grafite azul na folha A3. Por que fazer em azul? Pra que o lápis final não fique tão sujo por causa das linhas de construção do cenário e dos personagens (pode-se usar qualquer cor)
Existem artistas que fazem o esboço com grafite 2H (Phill Jimenz, Paulo Siqueira, Renato Guedes)


Quarto passo:
Finalização do lápis azul
Feito o esboço em azul eu parto pra finalização do mesmo com lapiseira 0,5 mm com grafite 2B e lápis 2B ou 4B pra cobrir uma área que ficará em preto chapado. Uso réguas e esquadros pra fazer os cenários.

Quinto passo:
Escanear a página (digitalização)
Eu costumo usar o Photoshop CS pra escanear e tratar a página com um scaner A4 no qual eu escaneio a página em 3 partes (topo da página, centro e parte inferior) pra depois montá-la pegando a parte do topo e dobrando o tamanho dela (image size) e encaixando as outras partes como um quebra-cabeças. Para fazer isso direitinho eu escaneio a página em 600dpis em escala de cinzas (ou gray scale), assim posso dar um zoom bem grande pra encaixar bem  todas as partes.
Se a página tiver arte-final, eu mando o arquivo em 400dpis com a extensão em .jpg pro meu inker (o cara da tinta nanquim), se não houver arte-final eu mesmo a faço digitalmente calibrando os níveis (crtl L-levels) e mexendo um pouco no contraste.

Sexto passo:
Arte-final
Há artistas que preferem fazer a arte-final com nanquin na página original, existem outros que preferem fazer a arte-final também no nanquim em cima de uma página impressa de um arquivo digital, em alta resolução, numa folha de gramatura um pouco mais alta para não enrugar a folha, por causa da tinta e existem aqueles que preferem fazê-la digitalmente no arquivo em alta resolução.
Ambas são bem rápidas, depende do gosto de cada artista.


Sétimo passo:
As cores
Escutem o podcast do Rod Reis pra vocês entenderem como colorir uma página.


Oitavo passo:
Balões de texto
Existem programas para se fazer o balonamento das páginas.
Pode-se usar o Ilustrator ou até mesmo o Photoshop, depende do gosto do freguês!Illustrator é a escolha principal, pois é o software voltado para vetor e diagramação.

Nono passo
Publicação da revista.

Todos os passos são acompanhados pelo editor e pelo roteirista. Nada passa dos olhos deles sem a aprovação prévia dos mesmos.

Por Rodney Buchemi, professor da Casa dos Quadrinhos

Texto inicialmente publicado em http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/

Nenhum comentário: