quinta-feira, março 04, 2010

Margaret Mee: 100 anos de vida e obra


Para esta exposição, foram selecionadas as obras mais emblemáticas da artista, além de objetos recolhidos nas viagens da artista, como presentes de tribos indígenas, bússola e pinceis utilizados por Mee.

Serão 140 obras que destacam-se por revelar o rigor técnico do desenho associado à sensibilidade de Mee, que pertencem a importantes coleções no Brasil, públicas e privadas, incluído peças da coleção Roberto Burle Marx, amigo pessoal da artista.

Em Margaret Mee – 100 anos de vida e obra, destacam-se as 52 aquarelas dedicadas à espécie das BROMELIÁCEAS, que pertencem ao Instituto de Botânica de São Paulo e são marcadas pela beleza e diversidade de formas e cores.

Na exposição, o público poderá conferir ainda os desenhos realizados por Margaret inspirados na Caatinga brasileira. A mostra traz cinco trabalhos que ilustram o livro da Academia Brasileira de Ciência sobre o tema.

As galerias do Palácio das Artes receberão também uma coleção de 23 pranchas dedicadas somente à espécie das ORCHIDACEAS, pintada ao longo de quatro décadas. Ainda nesta coleção, está a maior prancha pintada por Margaret Mee, um tronco recoberto por orquídeas e bromélias enraizadas lado a lado.

Um DVD com cenas da Margaret Mee em sua última viagem a Amazônia, em 1988 completam a mostra.

Sobre a artista

Nascida em Chesham, na Inglaterra, em 1909, Margaret Mee despertou sua paixão pela botânica brasileira quando a artista veio ao Brasil com o marido, Greville Mee, em 1952. Em 1956 ela fez a primeira de uma série de 15 viagens à Floresta Amazônica, onde deixou suas impressões registradas em diários, por meio de desenhos e pinturas. Ainda no Brasil, Margaret Mee trabalhou como artista botânica para o Instituto de Botânica de São Paulo, entre os anos de 1960 e 1965, quando explorou a floresta brasileira, fez desenhos e colecionou algumas espécies para ilustrações posteriores.

Por dez anos (1968 a 1988) Mee viveu no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, onde tinha seu atelier. Durante todo este tempo, a artista enviou plantas que coletava em suas viagens para seu grande amigo – paisagista - Roberto Burle Marx.

Margaret Mee faleceu na Inglaterra, em 1988, e em sua homenagem, foi criada a “Margaret Mee Amazon Trust”, organização para educação, pesquisa e conservação da flora brasileira.

Serviço:
Evento:
Margaret Mee – 100 Anos de Vida e Obra
Data: 03 de março a 11 de abril
Local: Galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta
Horário: Terça a Sábado: 9h30 às 21h e Domingos das 16h às 21h
Entrada franca
Informações:
31 – 3236-7400

Nenhum comentário: