sábado, julho 18, 2009

Um presente para Ciccillo no Palácio das Artes

Ciccillo Matarazzo, além de empresário, foi um grande incentivador das artes e da cultura durante os anos 50. Idealizador de um dos mais importantes movimentos intelectuais do país, a I Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, Ciccillo teve seu trabalho reconhecido de uma maneira muito especial: recebeu, de 48 grandes artistas plásticos, um álbum com obras criadas especialmente para ele. Em 2009, 56 anos depois, quem recebe este presente é o público do Palácio das Artes. A exposição Um presente para Ciccillo fica aberta para visitação de 27 de junho a 02 de agosto, na Galeria Alberto da Veiga Guignard, e a entrada é franca.

A mostra traz as obras de artistas como: Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, Bruno Giorgi, Clovis Graciano, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Tarsila do Amaral, Marcelo Grassmann e Odetto Guersoni, entre outros. Os artistas estão agrupados em oito grandes grupos, e acordo com o período ou movimento artístico a que pertenciam. Toda a coleção pertence a Abib Maldaun Neto.

Segundo a curadora da mostra, Denise Mattar, o corpo principal do álbum é constituído de artistas que participaram da II Bienal de São Paulo, e o conjunto de obras em exposição reflete o período de transição pelo qual passava a arte brasileira. “Há representantes do primeiro Modernismo, do Grupo Santa Helena, da Família Artística Paulista, do Grupo dos 19, do Atelier Abstração, além de artistas do Ceará, Bahia e Minas Gerais. Estão também presentes artistas italianos, que aqui viveram por um certo período, e participaram da Bienal e do Ballet do IV Centenário”, conta Denise.

A curadora destaca a importância e qualidade dos artistas reunidos. “A qualidade do conjunto e principalmente o ineditismo das obras tornam este álbum muito especial. Raras vezes existe a oportunidade de encontrar um grupo de obras de tal importância inédito e com um significado histórico tão relevante”, ressalta Denise. Todas as obras foram feitas especialmente para o Ciccillo e permaneceram desconhecidas do público, e mesmo dos historiadores de arte, de 1953 até 2006, quando o conjunto foi apresentado em São Paulo. Em 2007 a mostra foi apresentada em Ribeirão Preto e em São José dos Campos.

Na mostra são apresentadas também fotos e material documental da época. Imagens das Bienais de 51 e 53, dos artistas e também de pessoas comuns, com seus modos de vestir, alimentar e divertir, além de anúncios de jornais e revistas, capas de discos enriquecem as vistas à Um Presente para Ciccillo.

Serviço
Evento: Exposição Um presente para Ciccillo
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard
Data: 27 de junho a 2 de agosto
Horário de visitação: Segundas: 18h às 21h; terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h
Entrada franca
Informações: 3236-7400

Sugestão: Prof. Bernardes

Nenhum comentário: