quarta-feira, março 11, 2009

II Festival de Arte Digital

Durante quatro dias Belo Horizonte reunirá algumas das experiências mais inventivas do Brasil e do mundo que utilizam as tecnologias digitais para produzir arte no II Festival de Arte Digital - FAD 2009.

O FAD 2009 reúne 38 obras de 14 países entre os dias 12 e 15 de março, com entrada franca (mediante o bilhete do metrô); evento terá grande estrutura com mostras interativas, shows, exibição de filmes, performances e exposições de obras que utilizam arte e tecnologia que serão divididas em três mostras: FAD Interativo (Instalações audiovisuais em obras que envolvem a participação do público); FAD Performances (Shows de músicos, VJ's e artistas multimídia com manipulação de imagem e som em sincronia) e FAD Galeria (Exposições de arte em mídia digital como arte generativa, soundtoys, poesia interativa, screen magazines, games, webart entre outros).

ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A segunda edição do FAD traz a Belo Horizonte algumas obras como a instalação "Rays 2.0" (Holanda), um instrumento interativo de mídia que gera música eletrônica e recursos visuais em movimento através de uma chuva de 64 lasers em uma superfície de 25 metros quadrados. De acordo com a quantidade de público e sua movimentação no espaço, a música e os efeitos visuais se transformam. Outro destaque, o longa metragem "Ressaca" de Bruno Vianna (Brasil) é uma produção para cinema editada na hora, pelo próprio espectador, através de uma interface touch screen . Dessa forma, o filme é apresentado de forma diferente a cada exibição. Já na instalação "Authority" (Inglaterra/Brasil), o espectador entra em uma pequena sala escura para enfrentar a projeção de um policial na mesma proporção que a sua. De um grupo de artistas austríacos e argentinos, a performance "Tagtool VS.Fase" será um encontro de desenho digital como meio de comunicação no palco, na rua e na internet. O projeto "Your Life Our Movie", uma produção de Brasil e Espanha, apresenta um video criado em tempo real, através de palavras escolhidas na hora pelo espectador, utilizando a base de dados do site de fotos Flickr. Uma apresentação ao vivo de um VJ remixando filmes e telenovelas, um concerto audiovisual para laptop, e uma máquina que simula a transformação das memórias são alguns dos outros destaques do Festival.

Nenhum comentário: