terça-feira, fevereiro 17, 2009

Onde a Arte encontra a Aplicação

Qualquer artista autoproclamado que passa algum tempo na internet já deve ter ouvido falar ou mesmo visitado sem perceber o site DeviantART, uma comunidade artística na internet onde cada usuário pode criar sua página, postar desenhos, fotos e animações, comentar o trabalho dos outros e receber comentários nos próprios.

Em termos práticos, o DeviantART é uma mistura de Blog, Fotolog e Orkut. Qualquer pessoa pode criar uma conta de usuário gratuita e fazer parte da comunidade.

Comunidade
Como o Orkut, o DeviantART pode servir como canal de contato. Você pode receber e responder mensagens diretamente da sua página principal (onde estão seus amigos, sua galeria e mais algumas coisinhas) como uma página de recados.

De forma similar, você pode comentar em qualquer item da galeria de qualquer usuário (seja ele seu amigo ou não) e também receber comentários.

Além de tudo isso, se você gostou do trabalho de um artista, você pode inscrever-se nas atualizações dele (watch). Dessa forma, você recebe mensagens avisando se ele postou um desenho ou um texto no diário. Se você der watch em alguém e essa pessoa der watch em você, vocês se tornarão amigos (friends)!

Blog
Outra função interessante no DeviantART são os Journals. Basicamente funciona como um blog. Qualquer aviso ou até mesmo desabafo pode ser postado por texto em um ‘diário’.

Portfólio online
Por se tratar de uma galeria do seu trabalho, o DeviantART possui toda a infra-estrutura de um portfólio online. No ato da postagem, os desenhos devem ser classificados em categorias para facilitar que outros usuários possam encontra-lo quando procurarem por essas palavras-chave. Para upload, o tamanho da imagem pode ser reduzido e você pode até colocar uma marca d’água padrão do site para evitar plágio.

O site também gera estatísticas de quantas pessoas visitaram cada desenho, quantos favoritos cada desenho recebeu, informações sobre tempo de uso, médias, tudo!

Serviços
O site oferece também um serviço de impressão de imagens. Gostou de determinado desenho? Se ele estiver disponível para impressão, você pode pedir que o site mande imprimir uma camiseta com aquele desenho que será entregue na sua casa após o pagamento (no caso de você estar disposto a pagar um frete internacional bem salgado).

Finalmente, os usuários que ainda quiserem estender a experiência no site podem adquirir planos pagos que os dão certas regalias como navegar sem banners de propaganda, personalizar as cores e imagens do seu Journal, adicionar enquetes na sua página principal, entre outros.
Aqui na Casa dos Quadrinhos, alguns professores e alunos possuem contas no DeviantART. Visite-os clicando nos links abaixo! Quem sabe você não fica tentado a criar a sua própria conta?

Anderson
Gulliver
Rodney
Dilly
Flávio Gatti
Guilherme Balbi
Jean Paulo

Nenhum comentário: