sexta-feira, setembro 12, 2008

Animará - Festival Internacional de Cinema e Animação

A cidade de Sabará receberá o ANIMARÁ 2008 - Festival Internacional de Cinema e Animação, entre 13 e 21 de setembro.

Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Lei de Incentivo à Cultura, o evento terá mostras de filmes nacionais e internacionais, oficinas, shows e mesas redondas, com o objetivo de ampliar os horizontes da animação em Minas. A realização é da Casa da Animação.


O ponto central do evento do ANIMARÁ será o Largo do Rosário (Praça Melo Viana), onde haverá cine-tendas, palco e praça de alimentação. No sentido de aquecer o mercado, durante o Festival serão oferecidos pela Casa da Animação, Oficinas de Formação, tendo como professores, profissionais reconhecidos no mercado nacional e internacional.


- A Oficina de 3D acontecerá na sede da Microlins, de 16 a 18 de setembro. - Já Oficina de Roteiro para Animação, será no mesmo período, mas na Escola Estadual Zoarostro Viana Passos.

- Haverá ainda exposições de desenhos e uma exposição animada mostrando passo-a-passo a produção das animações.


Outra mostra de destaque, é a Guerra do Vinil, um filme gravado em São Paulo, cujas maquetes, personagens e todo o material utilizado para fazer o filme serão expostos na Casa da Ópera (Teatro Municipal), de 13 a 18 de setembro, de às 9 às 17 horas.


De acordo com o presidente da Casa da Animação, Klauber Malaquias, 26, o ANIMARÁ é importante não só para os organizadores do evento, mas para os moradores também. "É algo que atrai um número grande de turistas, fomentando a cultura e o comércio local".


Em paralelo à programação cultural do ANIMARÁ, será realizada "Mesa Redonda", com debates sobre temas variados, como: o Nascimento da TV Brasil, as oportunidades da animação com o surgimento da TV, animações em Minas Gerais, a Televisão e a Inclusão Social. As discussões contarão com a com a participação de pessoas de renome no cenário da animação, como João Alegria, do Canal Futura; José Ararique, do Ministério da Cultura e diretor da TV Brasil; Otto Guerra, Diretor do Filme Uthes Toque; entre outros nomes do próprio município ligados a projetos sociais de animação.


Quem ainda não se cadastrou para as oficinas e Mesa Redonda, mas tem interesse em participar, deve se inscrever pelo site http://www.animara.com.br/. Outra opção é o telefone: (31) 3674.1777. Tanto os as oficinas quanto à Mesa Redonda têm o número de vagas limitado.

Fonte: Guia Entrada Franca

Nenhum comentário: