quarta-feira, agosto 06, 2008

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Contribuindo para a divulgação dos nossos vizinhos apresento a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. A Biblioteca Pública foi criada por Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1954. Em 1961 ganhou um prédio projetado pelo célebre Oscar Niemeyer na Praça da Liberdade.

Nas décadas de 60 e 70, a instituição cresceu, com a abertura de várias frentes de trabalho: atendimento a públicos especiais – como crianças, adolescentes e deficientes visuais; formação de uma coleção especial sobre Minas, a Mineiriana, composta por obras raras e obras patrimoniais; início do atendimento à periferia de Belo Horizonte – por meio do carro-biblioteca, do serviço de caixa-estante e de bibliotecas sucursais, transferidas para a Prefeitura Municipal em 2003.

As atividades de extensão cultural ganharam espaço com a criação da Galeria Paulo Campos Guimarães, destinada ao artista iniciante. A seleção acontece anualmente, no mês de outubro, através de edital publicado pela galeria. Para participar é necessária a apresentação do portifólio do artista, com cinco fotos dos trabalhos a serem expostos. A análise da proposta é feita pelo setor responsável.

Vale destacar os serviços prestados pelos setores de Empréstimo domiciliar, Referência e Estudos, Coleções Especiais e Divisão Infanto-Juvenil.
O setor de Empréstimo domiciliar funciona no prédio Anexo Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, 1889). Neste setor é possível realizar empréstimos de livros dos mais variados assuntos, mas principalmente literatura.
O setor de Referência e Estudos também funciona no Anexo (3º andar). O acervo é formado de 18.000 volumes, incluindo dicionários, enciclopédias, guias, recortes de jornais, revistas e textos informativos de diversas áreas de conhecimento. Os materiais deste setor são apenas de consulta local.
O setor de Coleções Especiais é formado por: - Mineiriana: Obras representativas da produção intelectual de escritores mineiros de todas as épocas e de temas ligados a Minas Gerais.
- Obras Raras, Preciosas e Obras de Arte: obras singulares, de valor único e relevante para a história da humanidade.
- Patrimonial: obras completas, edições especiais, obras com dedicatórias, autógrafos de autores, tratados e edições de baixa tiragem.
- Coleção José Alcino Bicalho: 198 obras raras doadas à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa pelo bibliófilo mineiro José Alcino Bicalho.
- Coleção Rita Adelaide: coleção de obras preciosas doadas pelo bibliófilo Tancredo Martins, reconhecida pela beleza de seus elementos, encadernações e pela importância do conteúdo. Estas coleções ficam no prédio da Praça da Liberdade, 21 e os livros não são emprestados.

Vale a pena conhecer o espaço. O catálogo com as obras está disponível na Internet. Para consultá-lo clique aqui.

A Divisão Infanto-Juvenil é formada por mais de 11 mil títulos de livros de literatura infantil e juvenil. Para o estudante de arte este acervo é precioso, já que é possível encontrar centenas de diferentes ilustradores, tanto nacionais quanto estrangeiros. Uma riqueza imensa de técnicas e estilos. Vale a pena uma visita! Para saber mais visite o Blog da BIJU.

Cleide A. Fernandes (Bibliotecária)

Nenhum comentário: