quarta-feira, maio 14, 2008

Museu Inimá de Paula

Uma das grandes vantagens da Casa é sua privilegiada localização. Próxima a centros culturais e museus e do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade (que em breve será Circuito Cultural), a Escola ganha um novo e importante vizinho.

O Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia 1201, esquina com Guajajaras) foi recentemente inaugurado no prédio da antiga sede do Clube Belo Horizonte, após passar por uma reestruturação para receber o acervo. O prédio estava fora de uso há alguns anos e foi cedido pelo Governo para a Fundação Inimá de Paula através da Secretaria de Estado da Cultura.

O Museu conta com dezenas de telas e desenhos de Inimá, além de uma sala com seus auto-retratos e outra com objetos pessoais e materiais de trabalho. Há ainda um espaço para exposições temporárias que atualmente exibe uma exposição da fase abstrata de Inimá e outra com diversos retratos pintados pelo artista.

Recomendo aos alunos da Casa e àqueles que estão lendo este texto uma visita ao Museu. O espaço é muito bem montado e a obra de Inimá muito importante para as artes plásticas nacionais.

Para mais informações vocês podem consultar o catálogo de bolso na Biblioteca da Casa e o site da Fundação: http://www.inima.org.br/.

Inté!


Eduardo Bernardes (Professor de Desenho Artístico Avançado)


Nenhum comentário: