sábado, abril 26, 2008

Monografia de ex-aluno da Casa

D'APARECIDA, Rafael Penchel. A narrativa visual nas histórias em quadrinhos contemporâneas. Belo Horizonte: Centro Universitário UNI-BH, 2004. 86 f. (Monografia)

“O objetivo desse trabalho foi o de contribuir para o melhor entendimento das técnicas empregadas na forma de narrativas de histórias em quadrinhos, demonstrando essas técnicas e as possibilidades que elas permitem. Uma vez que a construção de uma narrativa visual nos quadrinhos envolve um dinamismo entre texto e imagem, que se evidencia na construção do requadro, cabe responder a seguinte problemática de pesquisa: como construir tempo, espaço e dramaticidade numa narrativa visual de história em quadrinhos?

Para tentar responder essa questão foi utilizada como metodologia uma ampla abordagem (hermenêutica) sobre a produção e a linguagem dos quadrinhos; uma análise de três importantes e significativas obras do mercado de Belo Horizonte (a fim de demonstrar algumas técnicas de narrativa que são utilizadas na produção de quadrinhos) e, por fim, entrevistas direcionadas para tentar esclarecer a questão proposta como problemática de pesquisa.

O mérito desse trabalho foi o de, ao longo de sua realização, ser capaz de propor uma importante abordagem e apresentar um conteúdo de estudo e aplicação das técnicas que permeiam a produção das histórias em quadrinhos.”

Apresenta os elementos da linguagem dos quadrinhos, o requadro, o texto, a imagem, a arte, o design, a página, a seqüência de leitura; os quadrinhos e a comunicação de massa, técnicas de narrativa visual em histórias em quadrinhos contemporâneas (análise da narrativa de Os Fabulosos X-Men, Celton e Fahrenheit 100º). Relata também entrevistas realizadas com os autores Lacarmélio Alfeu (autor de Celton), o professor Erick Azevedo e Cristiano Seixas, ambos da Casa dos Quadrinhos.

Se você desejar ler na íntegra este texto, basta ir até a Biblioteca da Casa.

Nenhum comentário: